Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 30 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Força Nacional de Assistência Social chega a Alagoas para apoiar municípios atingidos pelas chuvas
    Municípios

    Força Nacional de Assistência Social chega a Alagoas para apoiar municípios atingidos pelas chuvas

    2025-05-27T09:04:47-03:000000004731202505

    Integrantes da Força Nacional de Assistência Social (For SUAS) chegaram a Alagoas no último fim de semana para prestar apoio direto aos municípios mais afetados pelas fortes chuvas de maio. A ação tem como objetivo orientar, acompanhar e facilitar o acesso a recursos federais emergenciais, oferecendo suporte técnico às equipes municipais.

    Seis cidades do estado foram decretadas em situação de emergência pelo Governo de Alagoas: São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Rio Largo, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro.

    As representantes da For SUAS, Maira Colares e Elaine Medeiros, foram recebidas pela secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Kátia Born, que acompanha de perto as atividades junto com a equipe técnica da secretaria e a Defesa Civil de Alagoas.

    Durante visitas aos municípios, as equipes avaliaram as necessidades específicas de cada localidade, orientaram sobre o preenchimento dos formulários necessários para o repasse dos recursos federais e ofereceram suporte às gestões municipais.

    A Força Nacional de Assistência Social (For SUAS) tem como objetivo garantir agilidade e eficiência na resposta aos impactos sociais causados pelas fortes chuvas. “Estamos aqui para apoiar a gestão estadual nas solicitações ao governo federal, relacionadas a recursos, benefícios e unificação do calendário de pagamentos, além de atuar diretamente no território, oferecendo suporte técnico às equipes municipais com estratégias para melhorar o atendimento”, explicou Maira Colares.

    De acordo com o boletim atualizado nesta segunda-feira (26), o número de pessoas desabrigadas e desalojadas caiu de 3.170 para 2.744. São Luís do Quitunde é o município mais afetado, com 1.974 pessoas ainda fora de suas casas.

    A situação dos desabrigados é marcada por perdas materiais e incertezas. Maria Rosineide, que está abrigada na Escola Municipal Demócrito Sarmento em São Luís do Quitunde, relatou: “A água subiu muito rápido e a gente perdeu tudo. Estou aqui com meu esposo, sogro e minha filha. Não sabemos quando vamos poder voltar para casa, mas, pelo menos, aqui estamos tendo alimentação”.

    Para reforçar o apoio imediato, o Governo de Alagoas publicou um crédito suplementar destinado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que será usado na compra de cestas básicas, produtos de limpeza e colchões. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também contribuirá com a distribuição de kits de saúde e higiene pessoal.

    “A prioridade do Governo de Alagoas é salvar vidas. Vamos fazer essa compra de forma emergencial para atender essas pessoas que perderam não só o material, mas sonhos. A Seades está monitorando de perto a situação de cada município, prestando o suporte necessário e vai garantir que esse auxílio chegue a todos — inclusive às pessoas que vivem na zona rural, algumas isoladas e com acesso apenas por trator”, destacou a secretária Kátia Born.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.