
O falecimento do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, aos 81 anos, nesta sexta-feira (23/5), gerou manifestações de pesar entre autoridades brasileiras. Entre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacaram a importância do artista para a cultura e a humanidade.
Salgado morreu em Paris em decorrência de complicações de saúde causadas por uma malária contraída no final dos anos 1990. Com uma carreira marcada por imagens impactantes e um olhar sensível sobre questões sociais, ambientais e humanitárias, ele é considerado um dos maiores fotógrafos da história.
“Era um dos patrimônios culturais brasileiros”, declarou Barroso. Segundo o ministro, os dois conversaram por telefone recentemente, quando Salgado manifestou preocupação com temas relacionados à proteção ambiental e às comunidades indígenas — causas que marcaram seu trabalho ao longo das décadas.
O presidente do STF também compartilhou um episódio curioso envolvendo obras do fotógrafo:
“Na minha sala tem duas fotografias dele da Amazônia. Uma da Floresta e outra era uma canoa com dois indígenas de costas e nus. Era exatamente onde se tiravam as fotos oficiais no meu gabinete. Um dia me dei conta de que todas as fotos tinham dois índios nus ao fundo. Aí pedi para trocar por outra da Floresta Amazônica”, contou, em tom bem-humorado.
Já a ministra Cármen Lúcia ressaltou a humanidade e a sensibilidade do artista, carinhosamente chamado de “Tião” por amigos:
“Enorme perda para o Brasil e para essa humanidade tão precisada de grandes humanidades como o Tião. Sebastião era Salgado apenas no sobrenome: um ser humano a mostrar uma doçura total, mesmo nas denúncias fotografadas das indignidades e feridas do mundo.”
Sebastião Salgado deixa um legado inestimável à fotografia e à cultura mundial, com obras como Trabalhadores, Êxodos e Gênesis, que capturam não apenas imagens, mas histórias e sentimentos que atravessam fronteiras. Seu trabalho continuará inspirando gerações.