Durante a sessão desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) fez um pronunciamento contundente sobre a crise enfrentada pela maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Segundo o parlamentar, a unidade, responsável por aproximadamente 27% dos partos realizados no município, corre o risco de suspender essas atividades por falta de repasses do Governo do Estado.
“Essa é mais uma situação crítica envolvendo a saúde pública do nosso estado. A Santa Casa, que presta um serviço essencial à população, especialmente aos mais carentes, está prestes a parar por falta de repasse de recursos. Isso é inaceitável”, afirmou Leonam.
O deputado denunciou a recorrente inadimplência do governo estadual em relação aos compromissos financeiros com instituições de saúde. “Já é de praxe o Governo do Estado não honrar seus compromissos, mas quando se trata de um serviço tão essencial como o atendimento obstétrico, isso se torna um golpe baixo contra a população”, criticou.
Por fim, Leonam reforçou o apelo ao governador de Alagoas, pedindo providências urgentes para evitar a suspensão dos atendimentos. “Fazemos aqui um apelo direto: governador, tome as medidas cabíveis. Nosso Estado já anda de mal a pior na segurança pública e na educação, e agora também caminha para isso na saúde. A população não pode pagar por essa irresponsabilidade”, concluiu o parlamentar.