O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta de chuvas para Alagoas nesta segunda-feira (19). O número de municípios sob aviso de perigo potencial (alerta amarelo) foi reduzido de 87 para 50. Antes dessa atualização, Maceió e outras cidades estavam sob dois níveis de risco: o alerta amarelo e o alerta laranja, que indicava um perigo mais intenso.
A mais recente atualização trouxe o fim do alerta laranja para Alagoas nesta terça-feira (20), permanecendo apenas o alerta amarelo. Este último é válido até a próxima quinta-feira, 22 de maio.
O Inmet prevê chuvas com intensidade de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 mm por dia. Essas chuvas serão acompanhadas de ventos fortes, que podem atingir entre 40 e 60 km/h.
Mesmo com o risco sendo considerado baixo, há possibilidade de transtornos como queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, pontos de alagamento e descargas elétricas.
O órgão meteorológico também orienta a população a tomar precauções. Durante rajadas de vento, evite abrigar-se sob árvores e não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda. Além disso, não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Confira os 50 municípios que permanecem sob alerta
Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Teotônio Vilela e União dos Palmares.