O meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), informou, nesta segunda-feira (19), que a previsão é de mais 72 horas de chuvas em Alagoas, com maior concentração na faixa litorânea, na Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e no norte do estado.
Segundo ele, essas regiões seguem sob alerta, emitido pela Semarh, devido ao risco de deslizamentos de terra e alagamentos. O solo já está encharcado após as chuvas intensas do fim de semana, o que aumenta ainda mais o risco de novos transtornos.
“O solo já está saturado. Qualquer chuva mais significativa pode provocar deslizamentos”, explicou Vinícius.
A Semarh também monitora os principais rios do Estado que estão com volume elevado. No entanto, nenhum deles atingiu a cota de alerta para inundação até o momento. A situação é acompanhada em tempo real e os órgãos de Defesa Civil continuam sendo informados.
O meteorologista destacou que as chuvas registradas até agora estão dentro da normalidade para o mês de maio, que faz parte da quadra chuvosa em Alagoas. O problema, segundo ele, foi a intensidade do volume em um curto espaço de tempo, o que causou alagamentos e deslizamentos em várias áreas.
“A quadra chuvosa demorou a chegar, mas agora está totalmente estabelecida. Ainda esperamos chuvas dentro ou até acima da média”, completou.
No entanto, algumas regiões do Estado devem ter menos impacto das chuvas nos próximos dias. É o caso do sul de Alagoas, do Baixo São Francisco e do Alto Sertão, onde a previsão é de chuvas isoladas, sem riscos associados.
Fonte: GazetaWeb