O líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões, afirmou que os quadros do partido devem ter prioridade nas discussões internas sobre as eleições de 2026, antes de qualquer definição de alianças com outras siglas. A declaração foi dada ao portal 7Segundos, em meio às movimentações do senador Renan Calheiros (MDB) para uma possível aproximação com o grupo político do prefeito de Maceió, JHC (PL).
“O presidente do nosso partido, senador Renan Calheiros, demonstra um caminho de amplo debate e ele não tem se negado, de forma nenhuma, a abrir essas discussões, inclusive com o partido liderado pelo prefeito JHC”, declarou Bulhões.Segundo o deputado, o MDB ainda está no processo de avaliação e busca clarear o cenário político antes de selar qualquer aliança.
“O MDB caminha para começar a clarear suas alianças e, indiscutivelmente, nós faremos algumas composições com outros partidos. Se será com o partido que faz parte do grupo do prefeito de Maceió ou com outros partidos, o caminho do debate é que levará ao resultado”, ponderou.
Apesar da abertura ao diálogo com outras forças políticas, Bulhões ressaltou que o MDB deve valorizar seus filiados e assegurar espaço para que disputem cargos nas próximas eleições. “O MDB tem seus quadros. E seus quadros têm todo o direito de pleitear, internamente, no primeiro momento, qualquer que sejam os postos a serem disputados na eleição do ano que vem”, disse.
Até o momento, o único nome do MDB cogitado para disputar o Senado Federal em 2026 é o próprio Renan Calheiros. O decano do partido estaria disposto a formar aliança com JHC como parte de uma estratégia para enfraquecer o grupo liderado pelo deputado federal Arthur Lira (PP).
Fonte – Extra