O deputado Arthur Lira (PP-AL) cancelou sua viagem a Nova York, onde participaria da “Brazil Week” e de um seminário promovido pelo grupo Lide, para se dedicar integralmente à tramitação do projeto de lei que propõe isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil.
Relator da proposta e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira considera o projeto uma das pautas legislativas mais importantes do ano, em sintonia com as prioridades do governo Lula. Ele planeja apresentar o relatório final até 27 de junho, após a realização de uma série de audiências públicas previstas até o dia 20 do mesmo mês.
A meta é aprovar o texto na comissão especial até 16 de julho. Para que a medida possa entrar em vigor já em 2026, será necessário que o projeto seja aprovado pelo Congresso ainda este ano, incluindo sua tramitação no Senado.
A proposta de isenção é vista como um dos principais compromissos do governo com a classe média e os trabalhadores formais, em resposta ao cenário atual de elevada carga tributária e inflação persistente.