
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou nesta quinta-feira (8) que o novo papa Leão XIV carrega a responsabilidade de dar continuidade ao legado de diálogo e tolerância deixado por seu antecessor, o papa Francisco. A declaração foi feita logo após o anúncio da eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o 267º pontífice da Igreja Católica.
“Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, escreveu Motta em suas redes sociais.
A eleição de Leão XIV foi confirmada após a tradicional fumaça branca surgir da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando o consenso entre os 133 cardeais votantes reunidos em conclave. Prevost torna-se o primeiro papa dos Estados Unidos, sucedendo o argentino Jorge Mario Bergoglio, falecido no dia 21 de abril.
A expectativa entre líderes políticos e religiosos é de que o novo papa mantenha o foco em temas como justiça social, inclusão e a reconstrução de pontes entre diferentes culturas e religiões — marcas centrais do pontificado de Francisco.