A partir desta quinta-feira (8), Alagoas sediará a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Administração Penitenciária (Consej). O evento, que terá duração de dois dias, será dedicado a debates sobre a política carcerária e à apresentação de boas práticas adotadas no estado.
A reunião do Consej representa uma oportunidade para que gestores do sistema prisional debatam e aprimorem a gestão penitenciária, por meio de visitas técnicas a unidades prisionais de Alagoas e discussões entre os participantes voltadas à melhoria dos serviços prestados tanto à população carcerária quanto à sociedade.
Alagoas deve receber secretários, diretores e gestores das secretarias de Justiça, Cidadania, Administração Penitenciária, Sistema Penal, Socioeducativo e de Ressocialização dos estados, além de representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
“Alagoas está de braços abertos para receber esses gestores e secretários do Brasil aqui na nossa casa. Sem dúvida que será uma experiência inesquecível para todos que participarem. É uma honra nossa sediar um evento dessa importância”, ressalta o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira.
Os conselheiros farão visitas técnicas às unidades prisionais para conhecer de perto o modelo de gestão adotado em Alagoas, os projetos de ressocialização em andamento e o compromisso contínuo do Governo do Estado em construir um sistema penitenciário mais eficiente e humanizado.
“Durante a reunião, teremos um momento de decisão que é a eleição do Consej. Estamos prontos para compartilhar a experiência alagoana, ouvir, aprender e construir, juntos, um sistema de prisional mais justo, inclusivo e eficiente”, finaliza a policial penal Shirley Miranda, chefe de gabinete da Seris.
Programação
Na manhã de hoje, 8 de maio, os gestores e representantes estaduais visitarão o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Esta unidade prisional é considerada referência em ressocialização e se destaca por suas iniciativas de educação, trabalho e pela criação de um ambiente mais humano para os detentos.
No Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), os participantes da reunião assistirão a uma apresentação musical de uma banda composta por reeducandos e poderão apreciar uma exposição de artesanato e produtos da padaria, todos confeccionados pelos detentos da unidade. Posteriormente, os gestores visitarão a Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM) e, à tarde, o Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), ambos localizados em Maceió.
Amanhã, sexta-feira (9 de maio), a abertura oficial da 13ª Reunião do Consej/Alagoas acontecerá pela manhã no Palácio República dos Palmares, em Maceió, com apresentações culturais da região. Em seguida, será realizada a eleição da nova diretoria do Consej. Ainda no mesmo dia, os participantes receberão informações sobre o modelo de cogestão implementado em Alagoas, conhecerão o Método Construtivo Modular e debaterão sobre o uniforme da Polícia Penal.
Durante a tarde de amanhã, ainda no Palácio República dos Palmares, os representantes das diversas unidades federativas do Brasil se dedicarão à discussão de temas propostos pelos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, abordando os progressos e os obstáculos enfrentados pelo sistema penitenciário nacional.