O prefeito Marcelo Beltrão participou, nesta quarta-feira (7), de uma Sessão Solene marcada por emoção e reconhecimento na Câmara Municipal de Coruripe. O evento homenageou dois grandes nomes do esporte que vem se destacando no cenário nacional: a campeã sul-americana de atletismo Maisa Silva e o lutador do UFC Maurício Ruffy. Eles receberam, respectivamente, o título de Honra ao Mérito Deputado João Beltrão e, no caso do atleta do MMA, também o Título Honorário de Cidadão Coruripense.
Durante a cerimônia, o prefeito exaltou a importância da iniciativa da Câmara em reconhecer talentos que inspiram o município. “Esse momento aqui talvez as pessoas que estejam assistindo pela internet não estejam captando o tamanho desse evento. Quero parabenizar a Câmara por promover isso e ressaltar o sentimento de pertencimento. Muitas vezes ouvimos críticas ao nosso município, mas é daqui que tiramos nosso sustento. E são exemplos como o da Maisa e do Maurício que mostram o quanto Coruripe é capaz de revelar talentos ao mundo”, afirmou Beltrão.
O prefeito destacou ainda a trajetória dos dois homenageados como inspiração para os jovens. “A Maisa foi descoberta pelo projeto Mais Atleta, da Secretaria de Esportes com a de Educação. Ela tinha 13 anos e já no primeiro ano disputou campeonato brasileiro, foi ao Sul-Americano no Chile e trouxe ouro para o Brasil. E ninguém vê o sacrifício: acorda às 3h, treina em Maceió, volta para a escola e só chega em casa à noite. Já o Maurício me contou sua história de superação e perseverança desde a adolescência. Aos 14 anos decidiu voltar para São Paulo para lutar pelo seu sonho”, disse.
O prefeito também mencionou projetos futuros, como a proposta de construção de um centro de treinamento esportivo no município. “Temos muitos talentos. O esporte em Coruripe tem apoio no atletismo, no handebol, no badminton. O Mais Atleta já descobriu dezenas de talentos e tem como treinadores os atletas olímpicos Bruna e Anderson. O sonho é grande, e vamos juntos torná-lo realidade”, completou.
O vice-prefeito José Enéas também prestou sua homenagem a Ruffy: “Você hoje está fora do país, lutando por um sonho que nasceu aqui. Leva o nome da nossa cidade, do nosso estado e do Brasil para o mundo. Isso é motivo de orgulho para todo coruripense. Que você venha sempre nos mostrar que dignidade, trabalho e honestidade levam a qualquer lugar”.
Emocionada, a atleta Maisa Silva agradeceu o reconhecimento. “Sou muito feliz por essa homenagem. Agradeço ao prefeito Marcelo Beltrão, ao presidente Dalmo pela indicação e todos os vereadores, à minha família, à Bruna, ao Anderson. Que mesmo diante das dificuldades nunca nos falte fé, força e coragem. Que essa conquista seja apenas o começo de muitas histórias que virão”, declarou.
Já Maurício Ruffy compartilhou sua jornada de superação e fé. “Sou muito grato a Deus por estar aqui. Eu quase desisti várias vezes. Foram anos difíceis, cirurgias, incertezas, dores. Mas Deus me deu forças, me curou, me deu dois filhos em um ano, e me colocou no UFC. Hoje, recebo esse título com o coração cheio de gratidão. Sempre me senti coruripense, mesmo antes do título. Toda vez que venho aqui, recebo energia, e volto renovado para continuar minha luta. Quero que vocês saibam: vale a pena acreditar”, afirmou o lutador, emocionando o público presente.
Quem é Maisa Silva?
Maisa Silva da Conceição, tem 16 anos e reside no povoado de Santa Terezinha, em Coruripe. Sua trajetória no atletismo teve início em 2022, quando ingressou no Programa + Atletas, uma iniciativa da Prefeitura de Coruripe em parceria com a atleta olímpica Bruna Farias. Desde então, Maisa se destacou em competições regionais e nacionais, tornando-se uma jovem promessa do atletismo brasileiro.
Em 2023, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), consagrando-se campeã no pentatlo, o que lhe garantiu uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Escolar, realizado em Santiago, Chile, onde conquistou uma medalha de ouro. Além disso, na categoria sub-16, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Interclubes na prova dos 300 metros com barreiras.
Determinada e focada em seus objetivos, Maiza sonha em se tornar uma atleta de alto rendimento, almejando competir em campeonatos mundiais e nas Olimpíadas.
Quem é Maurício Ruffy?
Maurício de Lima Santos, mais conhecido como Maurício Ruffy, nasceu em 17 de junho de 1996, em São Paulo, Brasil. Filho de José Cícero e Maria Aparecida, foi criado no povoado Botafogo, em Coruripe, Alagoas, e possui 16 irmãos. Aos 14 anos, mudou-se para São Paulo para iniciar seu treinamento em artes marciais, vindo a estrear no profissional com apenas 17 anos de idade.
Ruffy é conhecido por seu estilo de luta precisa, com ênfase no striking. Antes de ingressar no UFC, foi campeão do evento europeu Centurion FC e do evento brasileiro MFC.
Sua estreia no UFC ocorreu em 4 de maio de 2024, no UFC 301, onde venceu Jamie Mullarkey por nocaute no primeiro round. Em 16 de novembro de 2024, no UFC 309, derrotou James Llontop por decisão unânime. Mais recentemente, em 9 de março de 2025, no UFC 313, Ruffy conquistou uma vitória impressionante sobre o veterano King Green com um nocaute por chute rodado no primeiro round, desempenho que lhe rendeu o prêmio de “Performance da Noite”.
Atualmente, Ruffy possui um cartel profissional de 12 vitórias e apenas uma derrota, ocorrida há seis anos.