A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) informou, nesta quarta-feira (30), que finalizou a análise das prestações de contas anuais das Unidades Gestoras do Poder Executivo Estadual, documentos obrigatórios a serem encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL).
Segundo a superintendente de Controle Financeiro da CGE, Iácones Moura, essa exigência está estabelecida na Resolução Normativa TCE/AL nº 01/2016.
“Antes de encaminhar a prestação de contas ao TCE, as Unidades Gestoras devem submeter a documentação à avaliação prévia do Controle Interno. Após a análise, a Controladoria emite um parecer e devolve o processo ao órgão interessado, que então o encaminha ao Controle Externo, em conformidade com a norma vigente”, explicou a superintendente.
Capacitação reforça conformidade
Visando assegurar a correta prestação de contas, a CGE ofereceu um treinamento às Unidades Gestoras do Poder Executivo Estadual no dia 21 de março.
Na ocasião, a controladora Sâmara Suruagy ressaltou que, mesmo sendo a resolução um tema familiar para muitos servidores, a expressiva participação no treinamento evidencia o comprometimento do Estado em garantir o cumprimento das normas do Controle Externo.
“Apesar de a norma que regulamenta a prestação de contas ser de 2016, é fundamental que os servidores mais experientes sejam atualizados e os novos, devidamente capacitados”, afirmou.