
A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, iniciada pelo Ministério da Saúde no início de abril, segue em andamento em Maceió. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), a capital alagoana imunizou 11,33% do público-alvo até o momento. O índice é inferior à média nacional, de 14,18%, e também ao percentual registrado em Alagoas, que é de 13,28%.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a vacinação em 7 de abril e vem intensificando a aplicação da dose trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, alertou para a baixa cobertura vacinal.
“É fundamental que os grupos prioritários busquem a vacinação o quanto antes, como método preventivo. A vacina é atualizada anualmente para garantir proteção contra as cepas circulantes”, destacou.
Público prioritárioA imunização é destinada, prioritariamente, a crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das Forças Armadas e de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Também integram o grupo prioritário pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.
Cadastro para idosos acamadosIdosos acamados podem ser vacinados em casa. Para isso, os responsáveis devem cadastrar o paciente junto à Coordenação Técnica de Imunização, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (82) 3312-5589.
Locais e horários de vacinação
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde de Maceió. Também há postos em shoppings e locais de grande circulação:
Maceió Shopping: segunda a sábado, das 13h às 21h; domingos, das 12h às 20h
Pátio Shopping: segunda a sábado, das 13h às 21h; domingos, das 12h às 20h
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Levada: segunda a sexta, das 8h às 16h; sábado, das 8h às 14h; domingo, das 8h às 12h
Programa Saúde da Gente: segunda a sábado, das 8h às 20h
A campanha segue com o objetivo de reduzir os casos graves e óbitos relacionados à gripe, principalmente entre os mais vulneráveis. A SMS reforça a importância da vacinação como medida segura e eficaz de proteção coletiva.