Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    segunda-feira, 22 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Hugo Motta anuncia acordo para encerramento da greve de fome de Glauber Braga
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hugo Motta anuncia acordo para encerramento da greve de fome de Glauber Braga

    2025-04-17T17:04:40-03:000000004030202504
    Hugo Barreto/Metrópoles

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (17) um acordo que levou ao encerramento da greve de fome do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). O parlamentar estava há mais de uma semana em jejum, em protesto contra o processo de cassação de seu mandato aprovado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

    Segundo Motta, o entendimento construído com a bancada do PSOL e com a participação da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) garante a Glauber um prazo adicional para exercer sua defesa. O presidente da Câmara informou que, qualquer que seja a deliberação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o caso não será levado ao plenário antes de 60 dias.

    “Garantimos que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar. Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, declarou Hugo Motta.

    A líder do PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), também se manifestou após o anúncio do acordo.

    “Que consigamos ter uma saída definitiva que não rompa com o princípio da proporcionalidade e que garanta o óbvio: que nosso deputado Glauber siga representando o povo que o elegeu”, afirmou.

    Durante o período em que permaneceu nas dependências da Câmara dos Deputados, Glauber Braga consumiu apenas água, soro e isotônicos, com acompanhamento médico diário para garantir a integridade de sua saúde.

    A greve de fome de Glauber repercutiu nacionalmente e mobilizou apoio de parlamentares, movimentos sociais e ministros do governo federal. Entre os que visitaram o deputado durante o jejum estão Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Cida Gonçalves (Mulheres), Sonia Guajajara (Povos Originários) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

    O processo contra Glauber Braga no Conselho de Ética teve início após embates com parlamentares da extrema-direita e será analisado pela CCJ antes de uma eventual votação em plenário.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.