Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) aponta que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir de disputar as eleições de 2026 e apoiar outro nome. Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados defendem que ele abra mão de uma nova candidatura, enquanto 26% acham que ele deve se manter na disputa. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Em relação à pesquisa anterior, houve redução de nove pontos percentuais entre os que rejeitam uma nova candidatura de Bolsonaro — de 76% para 67%. Já o grupo que apoia sua permanência no cenário eleitoral subiu de 18% para 26%.
Atualmente, o ex-presidente está inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o processo eleitoral de 2022.

