A maior parte da população brasileira é favorável às medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acredita que ele pretendia deixar o país para escapar da Justiça. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º), realizada pelo Datafolha.
Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados disseram concordar com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, entre outras medidas, o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro. O mesmo percentual também afirmou acreditar que o ex-presidente planejava fugir do Brasil para evitar julgamento relacionado à suposta tentativa de golpe de Estado.
Entre os que apoiam as medidas, 44% dizem concordar totalmente, enquanto 11% concordam em parte. Por outro lado, 41% dos entrevistados se disseram contrários às decisões de Moraes, 32% discordam totalmente, e 9% parcialmente.
A pesquisa foi realizada com 2.044 pessoas maiores de 16 anos, em todo o país, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As medidas cautelares foram impostas no contexto das investigações conduzidas pelo STF sobre uma possível articulação golpista envolvendo o ex-presidente e seus aliados. Bolsonaro tem negado qualquer intenção de deixar o país e contesta as decisões judiciais que o colocam sob restrições.

