O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, utilizou seu perfil no Instagram para repercutir uma declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro. A publicação também foi interpretada como uma resposta às críticas que Tarcísio recebeu de setores bolsonaristas após sua participação no “Gilmarpalooza”, evento promovido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Portugal.
Na publicação de Tarcísio, ele compartilha uma imagem com o texto completo de Trump, publicado na rede Truth Social nesta segunda-feira (7), e que afirma que Bolsonaro está sendo perseguido no Brasil e que deveria ser julgado apenas pelo povo nas eleições. “Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado PELO POVO”, diz o texto de Trump, que também acusa as autoridades brasileiras de conduzirem uma “caça às bruxas”.
Ao compartilha a publicação em seu perfil no Instagram, Tarcísio escreveu na legenda que Bolsonaro só deve ser julgado pela população. “Com a palavra, presidente Donald Trump. Bolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente!”.
A publicação de Tarcísio de Freitas acontece dias após ele ser criticado por figuras influentes da base bolsonarista por ter comparecido ao evento internacional organizado por Gilmar Mendes, desafeto político de Bolsonaro, o que provocou reações negativas entre apoiadores mais radicais do ex-presidente.
Nesse domingo (6), o vice-prefeito de São Paulo, Mello Araújo, escreveu uma indireta a Tarcísio nas redes sociais, onde falou que estava vendo “hipocrisia” e “artimanhas” acontecerem. “As coisas estão acontecendo. Está todo mundo enxergando o que está acontecendo. Encontros acontecendo, reuniões, jantares. Viagem agora em Portugal mesmo. Vários políticos do Brasil inteiro lá. E as tramas, as artimanhas, as coisas estão acontecendo. Quanta hipocrisia”, disparou Mello Araújo em vídeo.