O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) têm mostrado desconforto com a pressão de aliados para a definição para de sua candidatura nas eleições de 2026. Entre as escolhas estão a reeleição para o governo estadual e a disputa pela presidência da república.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que o governador é candidato a reeleição e que a eleição será debatida apenas no próximo ano. Por outro lado, partidos de centro e direita pressionam para o anúncio à disputa presidencial até dezembro.
As pesquisas apontam um leve crescimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que diminuem as chances de Tarcísio. Caso a situação se confirme, a defesa maior dos seus apoiadores mais próximos é de que o governador foque na reeleição e se lance à disputa pela presidência somente em 2030.
Entre deputados de direita, a união é pelo apoio de Jair Bolsonaro a apenas um nome, às vésperas da eleição. Tarcísio, por sua vez, ainda deixa claro que sua posição está indefinida, sobretudo com a incerteza sobre o cenário político.