Na manhã de quarta-feira, 25, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu continuidade ao Programa Celular Seguro, realizando a entrega de smartphones recuperados de vítimas de roubos e furtos. Em Maceió, a distribuição acontece até sexta-feira, 27, das 8h às 12h, na sede da SSP, localizada no centro da cidade. No primeiro dia da ação, 75 celulares foram restituídos.
Ao todo, serão devolvidos 466 aparelhos que tiveram seus donos identificados por meio de boletins de ocorrência registrados junto à polícia. Entre os beneficiados está João Filipe Valério, residente do bairro do Poço.
“Fui vítima de um assalto a mão armada no começo de 2024 e já estava sem esperança. Fiz o B.O. pelo registro como sempre pedem, mas sem achar que iria recuperar o aparelho. Quando vi meu nome na convocação feita semana passada para receber o aparelho, até fiquei ansioso para vê-lo, saber como estavam as condições e hoje estou muito feliz em recuperá-lo”, contou João Filipe.
A próxima fase do programa está marcada para ocorrer em Arapiraca, nos dias 2, 3 e 4 de julho, das 8h às 12h, na sede do 3º BPM, no bairro Novo Horizonte. Os convocados deverão apresentar documento oficial com foto para a retirada dos aparelhos.
Desde o início do ano, a SSP já conseguiu recuperar 620 celulares com auxílio do rastreamento por IMEI e das informações fornecidas nos boletins de ocorrência. Antes desta rodada de entregas, 152 aparelhos já haviam sido devolvidos aos seus legítimos donos.
O secretário Flávio Saraiva destacou o compromisso da pasta em seguir firme na luta contra o comércio ilegal e uso de celulares provenientes de furtos e roubos.
“Esse é o nosso compromisso com os alagoanos. Iremos intensificar as ações com a intimação daqueles que estão utilizando aparelhos com restrições e também planejar operações voltadas a combater a venda irregular de celulares. O objetivo é inviabilizar o comércio de aparelhos roubados ou furtados e, assim, reduzir estes tipos de delitos”, afirmou Saraiva.