Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá que candidatos utilizem as notas das edições de 2023, 2024 e 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em universidades públicas. A medida, prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União e disponível na página do Sisu, representa uma ampliação das oportunidades de ingresso no ensino superior. Até então, apenas a pontuação da edição mais recente do exame era aceita.
Com a mudança, estudantes que fizeram o Enem 2023, mesmo sem terem participado das edições seguintes, também poderão disputar vagas pelo programa. O Ministério da Educação (MEC) informou que será considerada a nota que resultar na melhor média ponderada para o curso escolhido.
Essa média é calculada a partir das notas obtidas nas cinco provas do Enem — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação — e varia conforme os pesos definidos por cada instituição e curso. Por exemplo, uma graduação em Física tende a atribuir peso maior à nota de Matemática, enquanto Jornalismo valoriza mais o desempenho em Ciências Humanas. A nova regra vale apenas para candidatos que concluíram o ensino médio ou o farão até o ano da seleção. Participantes que fizeram o Enem como treineiros não poderão usar suas notas no Sisu.
A alteração já está prevista no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo prazo de inscrição inicia nesta segunda-feira (27) a 28 de novembro. As universidades e institutos federais devem realizar todas as etapas pela plataforma Sisu Gestão. Para participar, as instituições precisam ter finalizado a ocupação das vagas da última edição em que aderiram ao programa. Durante o período de adesão, será possível reabrir e ajustar o termo de participação antes da assinatura final.
Criado pelo governo federal, o Sisu é o sistema que permite aos estudantes disputar vagas em universidades públicas com base no desempenho no Enem. Desde 2024, o programa passou a ter edição única anual, com oferta de cursos que iniciam aulas no primeiro ou no segundo semestre.
Na edição de 2025, o Sisu disponibilizou 261,7 mil vagas em 6.851 cursos de 124 instituições públicas. Ao todo, 254,8 mil candidatos foram aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil pelo sistema de cotas e 14 mil por políticas afirmativas próprias das universidades.













