Um novo e preocupante estudo aponta que o planeta Terra já rompeu sete dos nove limites planetários estabelecidos para manter condições seguras e estáveis. O relatório de 2025, uma atualização dos indicadores ambientais globais, revelou que os oceanos entraram na “zona de perigo” devido ao aumento da acidificação.
Os pesquisadores do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre o Impacto Climático (PIK), responsáveis pelo levantamento, alertam que a humanidade está colocando em risco a estabilidade do planeta.
Johan Rockström, diretor do PIK, afirmou:
“Mais de três quartos dos sistemas de suporte da Terra não estão na zona de segurança. A humanidade está ultrapassando os limites de um espaço operacional seguro, aumentando o risco de desestabilização do planeta.”
O estudo indica que essa deterioração foi causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis, agravada pelo desmatamento e por outras mudanças no uso da terra.
Atualmente, apenas duas das nove fronteiras planetárias permanecem dentro dos limites seguros: a carga de aerossóis (poluição do ar) e a camada de ozônio estratosférico. O controle urgente da temperatura global é crucial para evitar desastres climáticos extremos e frequentes.