As chuvas intensas que vêm atingindo Alagoas nas últimas semanas têm provocado transtornos que vão além dos alagamentos e dos obstáculos à mobilidade urbana. Em diversos bairros de Maceió, moradores relatam quedas constantes de energia, falhas no abastecimento de água e instabilidade nos serviços de internet.
Com os recorrentes problemas, empresas responsáveis pelos serviços — como Equatorial Alagoas, BRK Ambiental e operadoras de telecomunicações — têm sido alvo de críticas nas redes sociais e em grupos comunitários, tanto pelas falhas na prestação quanto pela lentidão no atendimento às demandas da população.
No conjunto Maceió 1, na Cidade Universitária, o morador Alesson Daniel descreve os impactos na sua rotina. “A energia oscila ou cai com frequência por conta da chuva. Estou sem água há dias porque, com a oscilação, a associação de moradores desliga as bombas para não queimar os equipamentos. […] Hoje tive que sair de casa sem tomar café devido à falta de água e pilha de pratos que tem na minha pia, eu não iria comer na mão.”, relatou.
Alesson se esforça para manter sua rotina apesar dos desafios, mas a demora e a burocracia na resolução dos problemas o deixam frustrado. “Eu só comunico a falha aos órgãos responsáveis e espero uma resposta”, afirma.
A instabilidade no fornecimento de internet também tem prejudicado quem depende da conexão para trabalhar ou estudar em casa. Moradores de bairros como Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Clima Bom e Tabuleiro dos Martins relatam dias sem uma conexão estável.
Em nota, a Equatorial Alagoas justificou que o volume de chuvas no estado está acima da média, provocando um aumento expressivo nas solicitações de interrupção no fornecimento de energia. Para solucionar o problema, a concessionária informou que ampliou o número de equipes para atendimentos emergenciais, visando normalizar os serviços o mais rápido possível.
Confira na íntegra a nota da Equatorial Alagoas:
“A Equatorial Alagoas informa que, devido às fortes chuvas que atingem Alagoas, com um volume acima da média, o número de chamados para ocorrências de interrupção do fornecimento de energia aumentou consideravelmente. Diante do cenário atual, a empresa ampliou a quantidade de equipes para atuar em atendimento emergencial e normalizar o serviço o mais breve possível, nas localidades afetadas.
Para qualquer situação de anormalidade no fornecimento, a empresa recomenda aos clientes que registrem o caso e aguardem atendimento. A Equatorial está empenhando todos os esforços para atender os chamados o mais breve possível, porém em algumas situações o tempo de atendimento pode ser maior que o habitual, pela dificuldade de acesso a algumas localidades, que enfrentam alagamentos, quedas de barreiras, tombamento de árvores e outras condições adversas.
Os clientes da Equatorial têm à disposição canais de atendimento, que funcionam 24 horas todos os dias. Pelo WhatsApp, a Assistente Virtual Clara registra chamados por mensagem de texto no número (82) 2126-9200; pelo site www.al.equatorialenergia.com.br; ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e funciona 24h.”