A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu novo alerta hidrológico no fim da tarde desta segunda-feira, 19, diante do risco de transbordamento de rios e lagoas em Alagoas devido às chuvas intensas que atingem o estado.
De acordo com o monitoramento da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, os rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe apresentam elevação significativa dos níveis e podem transbordar ainda na noite desta segunda-feira, principalmente nas regiões de São Luiz do Quitunde, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe.
No Rio Santo Antônio, o nível chegou a 434 cm às 16h00 em São Luiz do Quitunde, ultrapassando o ponto de alerta. Já o Rio Manguaba, em Porto Calvo, registrou 249 cm no mesmo horário, também com risco de extravasamento com a continuidade das chuvas. O Rio Camaragibe, por sua vez, preocupa especialmente nas áreas mais baixas dos municípios que levam seu nome.
Outros corpos hídricos também exigem atenção. Em Flexeiras, o Rio Jitituba teve pico de elevação na madrugada, estabilizou pela manhã e voltou a subir no período da tarde, atingindo 312 cm. A intensificação das chuvas na região pode provocar alagamentos.
As lagoas Manguaba e Mundaú, em Marechal Deodoro e Maceió, respectivamente, também apresentaram elevação. A Lagoa Manguaba está com 217 cm, próxima da cota de transbordamento (270 cm), e a Lagoa Mundaú chegou a 78 cm, ambos os níveis em ascensão.
Fonte – Extra