Após concluir os testes pré-clínicos de uma vacina inovadora contra o câncer, a Rússia iniciou a seleção de pacientes para os ensaios clínicos, que estão previstos para começar em meados de 2025. A participação nesses testes será gratuita.
O oncologista-chefe do Ministério da Saúde russo, Andrei Kaprin, comunicou que a vacina, chamada EnteroMix, demonstrou alta eficácia nos estudos pré-clínicos, embora ainda não tenha dados publicados em revistas científicas. A primeira fase dos testes clínicos está focada em pacientes com tumores sólidos que já passaram por todos os tratamentos convencionais e que tenham entre 18 e 75 anos, devendo continuar em tratamento adicional durante o estudo.
O EnteroMix foi desenvolvido por um consórcio de instituições russas renomadas, incluindo o Centro de Epidemiologia Gamaleya, responsável pela vacina Sputnik-V contra a Covid-19, o Instituto Herzen de Oncologia de Moscou e o Centro Nacional de Investigação Médica Blokhin. O imunizante utiliza tecnologia de mRNA, com vírus não patogênicos que atacam as células cancerígenas e estimulam o sistema imunológico.
“Todos os medicamentos oncológicos, principalmente no início, quando entram no mercado, inclusive os imunoterápicos, eram muito caros no início. Mas achamos que esse não será um medicamento para privilegiados. No final das contas, quando a tecnologia for estabelecida, teremos um custo de 300 mil rublos, mas para o Estado, quero dizer, para os pacientes, é claro, deve ser gratuito”, afirmou Kaprin.
Em paralelo, a chefe da Agência Federal Médica e Biológica da Rússia (FMBA), Veronika Skvortsova, afirmou que o país poderá iniciar o uso das vacinas nacionais contra o câncer até o fim de 2025. Segundo os resultados dos testes pré-clínicos realizados ao longo de três anos, o medicamento conseguiu reduzir em até 80% o volume dos tumores de adenocarcinoma intestinal em modelos animais.
Esse avanço coloca a Rússia na vanguarda da pesquisa oncológica, com potencial para oferecer uma nova alternativa no combate ao câncer, especialmente para pacientes que já esgotaram outras opções de tratamento.