A disputa entre Renan Calheiros (MDB-AL) e Arthur Lira (PP-AL) voltou a ganhar força com mais um movimento do senador para assumir o protagonismo na pauta da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Renan afirmou que pretende levar o projeto alternativo, em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, à votação já nesta terça-feira (23/09).
“Nós temos um projeto alternativo na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O projeto que o presidente Lula mandou para a Câmara tem tido uma tramitação atípica, e nós esperamos, a partir de amanhã, apreciar o projeto que trata da isenção do pagamento do imposto de renda de até R\$ 5 mil por mês”, disse Renan em declaração ao Blog.
O senador reforçou o apelo popular da proposta: “Pauta que interessa ao brasileiro? É uma pauta que interessa ao Brasil. Para que você tenha uma ideia, 90% da população brasileira é beneficiada por isso. Quer dizer, 90% da população brasileira é beneficiada por isso. É uma pauta abrangente, que interessa sobretudo às pessoas que ganham menos.”
Renan busca não apenas acelerar a tramitação da proposta, mas também emparedar Arthur Lira, que vinha usando o texto encaminhado pelo governo à Câmara como ativo político. O gesto amplia a ofensiva do senador contra o presidente da Câmara e cria pressão adicional sobre o governo, que terá de lidar com a disputa entre os dois alagoanos pelo comando da pauta mais popular do Congresso.
Fonte – Jornal de Alagoas