A Defesa Civil de Maceió registrou uma diminuição no número de ocorrências entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
O trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Maceió resultou em uma redução de 34% no número de chamados à Defesa Civil. Nos primeiros quatro meses de 2024, foram registradas 623 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2025, esse número diminuiu para 410.
“O trabalho preventivo que realizamos tem contribuído para que a cidade fique mais segura e para que, consequentemente, hajam menos danos causados pelas chuvas, principalmente nas regiões de risco”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.
Em 2025, das 410 ocorrências, a maior parte (134) se referiu a problemas estruturais em edificações. O bairro de Jacintinho foi o que mais acionou a Defesa Civil de Maceió, seguido por Feitosa e Benedito Bentes.
A Defesa Civil de Maceió mantém suas ações preventivas, mapeando as necessidades de cada área de risco para direcionar o atendimento à população para as secretarias competentes.
As principais ações preventivas incluem a poda de árvores, a limpeza de canais, a desobstrução de galerias pluviais e a aplicação de lonas em encostas para prevenir deslizamento.
“O nosso trabalho não para. Nossos agentes estão nas ruas diariamente, fazendo esse diagnóstico para que essas ações sejam executadas, antes mesmo que comece a chover”, acrescenta o coordenador.
Para o mês de maio, a previsão de chuva acumulada é de 295 mm. Até agora, choveu 17% desse volume esperado.
Moradores de áreas de risco podem acionar a Defesa Civil de Maceió gratuitamente pelo número 199 em caso de chuvas.