A Justiça do Rio de Janeiro decretou que o apresentador Ratinho tem até cinco dias para apresentar provas ou uma retratação pública sobre acusações feitas contra o cantor Chico Buarque. A determinação foi feita na última quinta (2) pelo juiz Victor Agustin Cunha Jaccoud, da 41ª Vara Cível.
A situação se deu após o apresentador ter afirmado que Chico Buarque, estaria recebendo recursos públicos por meio da Lei Rouanet. Ratinho atrelou o beneficiamento ao seu engajamento político e ainda afirmou que seu estilo de vida não condiz com os ideais de esquerda. As falas foram proferidas no dia 15 de setembro durante seu programa na rádio Massa FM, do Paraná, que é de sua propriedade.
As declarações ganharam repercussão dias depois, com a participação do cantor após um protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro, contra a PEC da Blindagem e a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Chico Buarque moveu uma ação contra Ratinho, onde nega as acusações e alega disseminação de desinformação. Além do apresentador, também foram notificados judicialmente o jornalista e youtuber Thiago Asmar e a suplente de vereadora de Teresina Samantha Cavalca. No processo, o cantor pede R$ 50 mil de cada réu.