Nas últimas eleições municipais, o PSDB conseguiu conquistar as duas maiores prefeituras de Alagoas, Maceió e Arapiraca, além de sair vitorioso das urnas em vários outros municípios menores.
Paulatinamente, como sói acontecer quando se perde a chave do cofre, vários prefeitos “tucanos” perderam a plumagem e deixaram a legenda, que já foi muito forte em Alagoas – não é mais.
Pior: as chances de vitória nas eleições municipais este ano são pequenas e não incluem municípios de maior densidade eleitoral.
Maceió e Arapiraca? Nem pensar.
O PSDB tem um candidato forte em Pão de Açúcar, Jorge Dantas, que já foi prefeito.
Ele é o tucano mais cotado para assumir uma prefeitura no próximo ano, mas Dantas terá que vencer Cristiano Matheus, ex-prefeito de Marechal, e que é do MDB e já está recebendo ajuda do governador Renan Filho, a quem é muito legado política e pessoalmente.
Rodrigo Cunha recebeu a direção do partido que já estava fragmentado e sem poder: o último a sair, dos tucanos de bico grande, foi o prefeito Rui Palmeira, que aderiu ao governador Renan Filho.
E o senador não tem conseguido atrair lideranças expressivas, e para criá-las, se conseguir, precisará de tempo (e poder).
Por enquanto, isso não parece factível.
Fonte – Blog do Ricardo Mota