Uma operação integrada das forças de segurança pública de Alagoas resultou na localização do principal líder do tráfico de drogas e homicídios no estado, conhecido como “Coroa Tito”. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e executada pela Polícia Militar, ocorreu nessa terça-feira (17), no povoado Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres.
A mobilização teve início a partir de uma denúncia anônima feita ao Disque-Denúncia 181, que levou as equipes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) da 8ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPMI), do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Agência de Inteligência da 8ª CPMI a intensificarem o patrulhamento na região.
Durante a tentativa de abordagem, Tito e seu segurança pessoal, identificado como “Peluxo”, reagiram atirando contra os policiais, que responderam à agressão. Ambos foram atingidos, socorridos com vida e encaminhados ao Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, mas não resistiram aos ferimentos após darem entrada na unidade.
De acordo com a Polícia Militar, Tito era apontado como uma das lideranças criminosas mais perigosas da região, com envolvimento direto em homicídios marcados por extrema violência, incluindo casos de decapitação e ocultação de cadáveres. Entre os crimes investigados estão o assassinato de um homem no Sítio Tabatinga, no último dia 3 de junho, e a morte de um hóspede de um hostel, registrada em 13 de junho.
Na operação, os policiais apreenderam uma pistola calibre .45, um revólver calibre .38, munições, cápsulas deflagradas, drogas e outros materiais utilizados no tráfico de entorpecentes. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Dracco), que continuará com as investigações.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância da atuação coordenada das forças policiais e da participação da população por meio das denúncias. “Estamos agindo com rigor contra as organizações criminosas que tentam se instalar em Alagoas. Essa operação é mais uma demonstração do nosso compromisso em proteger a população e devolver a tranquilidade às comunidades. A participação da sociedade tem sido fundamental para esse enfrentamento”, afirmou.