O maior programa oftalmológico de Alagoas chegou ao marco histórico de três mil cirurgias de cataratas realizadas em apenas dois meses. A meta é atingir 10 mil procedimentos até o fim desta etapa. Os números do Olhar da Gente, iniciativa que simplifica e agiliza o acesso da população a procedimentos oftalmológicos, foram celebrados pela idealizadora, a primeira-dama de Maceió, Marina Candia.
“Este programa nasceu do desejo de cuidar com sensibilidade e de garantir que nenhum maceioense deixe de enxergar o mundo com clareza por falta de acesso. Atingir três mil cirurgias em tão pouco tempo mostra que estamos no caminho certo para levar saúde e qualidade de vida a quem mais precisa”.
O Olhar da Gente integra o programa Saúde da Gente, lançado pela Prefeitura de Maceió em 2022. O Saúde da Gente é uma iniciativa itinerante que leva os serviços de saúde do município à população em vulnerabilidade social nos diversos bairros da capital alagoana.
Consultas, exames e agendamento de cirurgias são feitos na tenda do Saúde da Gente, que permanece, em média, 15 dias em cada bairro da cidade. No entanto, também é possível se cadastrar para as cirurgias no Pam Salgadinho. Basta comparecer, manifestar o interesse, realizar os exames e sair com a cirurgia já agendada.
“O Saúde da Gente se moldou a partir de demandas da população por cirurgias de catarata, principalmente do público idoso. Agora, esse paciente vai até a nossa tenda do Saúde da Gente, se cadastra e depois faz todos os exames lá mesmo em nossa clínica itinerante e, em seguida, já é encaminhado para a cirurgia no Hospital da Cidade. Com o Olhar da Gente queremos levar mais comodidade para este paciente e garantir que ele tenha acesso a essa cirurgia de catarata, que pode levar até a cegueira”, concluiu a primeira-dama de Maceió, Marina Candia.













