O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de cerimônia no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15) para lançar a Carteira Nacional Docente do Brasil e anunciar medidas de valorização profissional, incluindo premiações e programa de descontos.
Durante evento em comemoração ao Dia do Professor, o chefe do Executivo afirmou que o investimento em educação é uma decisão política relativamente recente no país. “Aqui demorou 420 anos para fazer a primeira universidade, porque havia uma decisão política, da predominância de uma certa elite brasileira que achava que tinha que ser assim”, declarou.
Lula anunciou a previsão de criação da universidade federal indígena e da universidade do esporte ainda este ano. “Para que a gente possa fazer com que esse país seja soberano na terra, no ar, no mar, mas seja soberano também na sua educação “, complementou.
Novos benefícios
A Carteira Nacional Docente terá validade de dez anos e atenderá os 2,7 milhões de educadores do país. O documento permitirá acesso a vantagens como meia-entrada em eventos culturais, condições diferenciadas em cartões de crédito e descontos em estabelecimentos comerciais.
O programa #TôComProf contará com a participação de empresas que oferecerão, no mínimo, 10% de desconto sobre preços praticados ao público em geral. O edital para novas adesões permanece aberto até 30 de novembro.
Premiação
Foram premiados 100 mil educadores de redes públicas com cartões pré-pagos de R$ 3 mil para aquisição de equipamentos como computadores e tablets. A seleção considerou instituições com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo contextos socioeconômicos desafiadores.
Formação profissional
Foi apresentada a reformulação do Portal de Formação Mais Professores, que reúne oportunidades de qualificação desde cursos de graduação até pós-graduação. A nova versão disponibiliza painel interativo com ofertas organizadas por unidade federativa.
O sistema para solicitação da Carteira Nacional Docente estará disponível a partir desta quinta-feira (16) pela plataforma digital do programa.