O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (26), em São Paulo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “caminhando para a sua quarta eleição” no próximo ano.
Motta fez a declaração ao discutir os “desafios” de comandar a Câmara em um país que ele considera “polarizado desde a eleição de 2022”.
“Nós temos, pela primeira vez, o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse Motta.
O presidente da Câmara destacou que diversos fatores políticos externos estão impactando diretamente a votação de projetos na Casa. Ele citou:
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O “tarifaço” aplicado pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
As sanções impostas pelos EUA contra ministros do STF.
Segundo Motta, toda essa polarização e os acontecimentos recentes “acabam impactando todas as matérias”, desviando o foco de pautas importantes em favor do debate da radicalização.
A liderança da Câmara tem sido pressionada tanto pelo governo (para votar projetos como a ampliação da isenção do Imposto de Renda e a PEC da Segurança) quanto pela oposição (pela aprovação do PL da Anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023).