Durante a manhã da última quinta-feira (23), moradores da zona rural de Girau do Ponciano foram contemplados com a regularização de suas propriedades. Em um momento de grande alegria e descontração, 500 famílias beneficiadas pelo Programa Rural Legal receberam, das mãos do prefeito Bebeto Barros, do deputado Gilvan Barros Filho e do governador de Alagoas, Paulo Dantas, os títulos de propriedade — um gesto que representa dignidade e segurança para o pequeno agricultor.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Djalma Nunes Santos, tornando Girau do Ponciano a 5ª cidade do Agreste que mais legalizou patrimônios de forma gratuita.
O programa, idealizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), garante a escritura pública de áreas de até 50 hectares. A iniciativa — que deve beneficiar cerca de 10 mil famílias alagoanas até 2026 — chega a Girau com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e agrícola da região.
Girau foi uma das primeiras cidades alagoanas a ingressar no projeto Moradia Legal, que já entregou 280 títulos de propriedade para famílias de baixa renda na zona urbana. Durante o discurso de abertura do evento, o prefeito Bebeto Barros reforçou o compromisso com a legalidade territorial dos girauenses, além de destacar novas construções que terão escrituras gratuitas garantidas — tanto na área urbana, com o anúncio de 90 novas casas, quanto na zona rural, especialmente em Canafístula do Cipriano.
“É com grande alegria e sensação de dever cumprido que estamos entregando mais moradias legalizadas para o povo girauense. O nosso pequeno agricultor é quem movimenta a economia local e é também quem mais precisa dos benefícios do Programa Rural Legal. Agora, nosso povo pode investir mais em suas terras, ter acesso a programas de crédito rural, aumentar a produção e conquistar a tranquilidade garantida pelo registro legal do seu imóvel. Girau está avançando em obras — um exemplo claro são as 150 moradias em construção para famílias carentes, todas com escrituras totalmente gratuitas. Essa é a nossa forma de trazer dignidade e crescimento econômico e social”, destacou o gestor municipal.
Essa primeira etapa do projeto beneficiou famílias dos povoados Alecrim, Chã do Alecrim, Boqueirão das Pastoras, Craíbas dos Ferros, Lagoa do Mel e Pai Gonçalo. A solenidade contou com a presença da Câmara Municipal de Vereadores, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Bittencourt, do diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, do vice-presidente Carlos Cavalcanti, da juíza da Vara Única da Comarca de Girau do Ponciano, Natália Cerqueira de Castro, além de outras autoridades municipais e estaduais.
Melhorias para rodovias e telecomunicação no interior
Durante o evento, o deputado Gilvan Barros Filho também relembrou as obras que estão previstas para o município, com destaque para o recapeamento da AL-115, uma das principais rotas de acesso à região. O parlamentar afirmou estar alinhado com o governo municipal e garantiu que segue viabilizando recursos para fortalecer a mobilidade e infraestrutura local.
Entre os investimentos está o anel viário, rodovia que ligará a AL-115 à AL-487, melhorando as rotas de entrada e evitando congestionamentos de veículos pesados nas ruas centrais da cidade. O empreendimento está orçado em R$ 11 milhões e terá aproximadamente 3 km de extensão, com inclusão de ciclovia.
Além das ações de mobilidade, o deputado também destacou a chegada das redes de telecomunicações às imediações de Canafístula do Cipriano, beneficiando os povoados vizinhos — uma demanda antiga da população que em breve será atendida, melhorando o cotidiano de toda a região.
“Girau está em pleno desenvolvimento. A entrega desses títulos de propriedade é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Mas também precisamos destacar os avanços na mobilidade urbana: já estamos construindo o tão sonhado anel viário e, agora, vamos reestruturar as pistas com a Operação Tapa-buraco, priorizando a segurança de quem trafega pela região. Com a união entre os poderes municipais e estaduais, vamos viabilizar a chegada da rede de comunicação móvel, em parceria com o governo federal”, concluiu o deputado Gilvan Barros Filho.













