O prefeito de Olivença, Josimar Dionísio — Jo (PL) — se reuniu nessa terça-feira (25) com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para discutir a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no município. Participaram do encontro secretários municipais e técnicos das pastas.
“A equipe da Secretaria de Estado apresentou o projeto da coleta seletiva e agora precisamos viabilizar o funcionamento. Vamos minimizar os impactos ambientais devido à destinação inadequada dos resíduos”, disse a diretora de Meio Ambiente de Olivença, Fábia Vieira.
A destinação correta dos resíduos sólidos é fundamental para o desempenho dos municípios na política sustentável. Em Alagoas, a responsabilidade de atuar pela educação ambiental com vistas à coleta seletiva tem sido colocada em prática pela Semarh, por meio de capacitações.
Para capacitar os municípios, a Semarh reúne os gestores municipais, consórcios públicos, agentes de saúde e coordenadores de escolas municipais e estaduais. Após a capacitação, cada município tem a responsabilidade de implantar a coleta seletiva e disseminar em escolas e órgãos públicos o conhecimento sobre a destinação correta dos resíduos sólidos.