O prefeito de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, Diógenes José Neto de Amorim, decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira (21) em decorrência das fortes chuvas que atingem o município, causando alagamentos, inundações e a abertura de uma nova cratera na localidade de Nova Satuba.
O problema foi causado pelo rompimento de uma galeria pluvial construída na década de 1990, que, segundo o prefeito, recebe atualmente um volume de água até quatro vezes maior que sua capacidade. As águas vêm principalmente do município vizinho de Rio Largo, do bairro Brasil Novo e de áreas adjacentes.
“Satuba não contribui em nada com essa galeria. Sabemos que o problema só será resolvido quando a Prefeitura de Rio Largo executar sua macrodrenagem”, afirmou o prefeito. Ele destacou que a cratera não tem relação com obras recentes realizadas na cidade, que solucionaram problemas de alagamento em outras áreas, como os Recantos.
A situação em Nova Satuba se agravou nas últimas horas, com a comunidade completamente inundada. A Prefeitura já contratou uma empresa especializada para trabalhar na contenção emergencial da cratera, enquanto busca apoio dos governos estadual e federal para enfrentar os danos provocados pelas chuvas.
Com o decreto de calamidade, o município pode adotar medidas emergenciais, agilizar contratações e mobilizar recursos para socorrer as famílias afetadas e tentar minimizar os impactos da crise.