A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou, nesta segunda-feira (05), uma sessão solene em comemoração aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL), que destacou o heroísmo dos soldados brasileiros que deixaram suas casas, famílias e pátria para combater o autoritarismo que se espalhava pelo mundo durante o conflito.
Durante o pronunciamento, Cabo Bebeto relembrou o contexto histórico da entrada do Brasil na guerra. “Nos mantivemos neutros até 1942, quando submarinos alemães atacaram navios mercantes brasileiros, ceifando a vida de civis inocentes. Foi o bastante para que o presidente Getúlio Vargas declarasse guerra à Alemanha e à Itália, criando a FEB”, explicou o parlamentar.
Sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Moraes, cerca de 25.800 brasileiros integraram a FEB, que foi enviada à Itália a partir de julho de 1944. O primeiro escalão, com 5.075 militares, juntou-se ao 5º Exército dos Estados Unidos. As tropas brasileiras participaram de batalhas decisivas como as conquistas de Massarosa e Camaiore, avançando por regiões montanhosas até Monte Prano, sob condições climáticas extremas, com temperaturas de até -20 °C e sob constante ataque inimigo.
Em fevereiro de 1945, durante a Operação Encore, a FEB teve papel decisivo nas vitórias em Monte Castello, La Serra e Castelnuovo, com o apoio da 10ª Divisão de Montanha americana. Na ofensiva final de abril daquele ano, os brasileiros conquistaram Montese, Zocca e outras localidades, culminando na rendição de tropas alemãs e italianas em Collechio e Fornovo di Taro, entre os dias 26 e 28 de abril. Quase 15 mil prisioneiros foram capturados, além de uma grande quantidade de armamentos.
A última missão da FEB foi concluída em 2 de maio de 1945, com a junção às tropas francesas em Susa, data que marcou a rendição total das forças do Eixo na Itália. Ao todo, 443 combatentes brasileiros morreram no front europeu. “Suas vitórias contribuíram decisivamente para a libertação da Itália e para a consolidação dos ideais de liberdade e democracia”, destacou o deputado.
Durante a sessão, houve uma homenagem especial ao ex-combatente José Firmino dos Santos, nascido em 4 de julho de 1921, atualmente com 104 anos e residente em Satuba, Alagoas. “O senhor é motivo de orgulho para todos nós brasileiros. Muito obrigado”, declarou o deputado.
O ex-combatente Romany Cansanção entregou ao deputado Cabo Bebeto uma condecoração em nome da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Alagoas (AECBAL), reconhecendo o parlamentar como um “exímio representante do povo”. Romany emocionou o público ao afirmar que “com orgulho passou pelo Exército Brasileiro”.
Ao encerrar a solenidade, Cabo Bebeto agradeceu a presença da deputada Rose Davino, do desembargador Carlos Cavalcante, do tenente-coronel Márcio Roberto, do capitão de fragata Garcia, do aviador Leandro Evangelista e de Rovervaldo Davino. “Esta Casa reconhece o papel das Forças Armadas do Brasil para os brasileiros”, concluiu.