Condenada pelo STF a 14 anos de prisão por crimes relacionados ao 8 de Janeiro, entre eles tentativa de golpe de Estado e associação criminosa, Rosana Maciel Gomes foi detida nessa quarta-feira (27) pela Polícia Federal no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
Rosana Maciel Gomes desembarcou no Brasil nesta quarta-feira após ser deportada pelos Estados Unidos, onde vivia como foragida. Ela retornou no mesmo voo que trouxe outros imigrantes brasileiros e se tornou a terceira participante dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 a ser enviada de volta ao país pelas autoridades americanas neste ano.
Em janeiro de 2025, ao tentar cruzar a fronteira mexicana rumo ao Texas, Rosana Maciel Gomes foi interceptada pelas autoridades norte-americanas e acabou presa imediatamente.
Uma semana depois da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 8 de janeiro de 2023, Brasília foi palco da maior ofensiva contra a democracia desde a redemocratização. Multidões de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
Naquele dia, cerca de duas mil pessoas que estavam acampadas em frente a quartéis foram levadas à prisão. De acordo com o STF, 775 acabaram liberadas, enquanto dezenas foram condenadas por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito.