O convite partiu da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e reflete o protagonismo nacional que o pilarense vem conquistando
O secretário de Meio Ambiente de Pilar, Marçal Fortes, foi o único gestor municipal de Alagoas a participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que teve inicio nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 21 de novembro, em Belém (PA).
O convite partiu da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e reflete o protagonismo nacional que o pilarense vem conquistando à frente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), da qual é presidente.
Durante o evento, o gestor vai apresentar os cases ambientais de sucesso de Pilar, destacando o município como exemplo de inclusão social com desenvolvimento sustentável. Entre os temas que serão abordados estão o programa Plantando Futuro, que une reflorestamento e geração de renda; o projeto de plantio de mudas e o programa de arborização urbana, voltados à recuperação de áreas degradadas e ao equilíbrio climático local.
Marçal também vai expor o programa de agricultura familiar, em que os agricultores do Plantando Futuro receberão mudas frutíferas para implantação da Rota da Fruticultura, em parceria com a Cooperativa CARPIL, fortalecendo o desenvolvimento rural sustentável. Outro destaque será o fato de Pilar ser o único município do Complexo Estuarino Mundaú-Manguaba (CELMM) com plano de bacia hidrográfica atualizado, pronto para colocar em prática políticas de recuperação de nascentes e de gestão integrada das águas.
“Devo essa participação ao ex-prefeito Renato Filho, à atual prefeita Fátima Rezende e à deputada estadual Fátima Canuto, que, com visão de futuro e compromisso com o meio ambiente, têm contribuído para elevar o nome de Pilar e fortalecer a pauta ambiental em nosso município”, destacou o secretário.
Para a prefeita Fátima Rezende, a presença de Pilar na COP 30 representa um marco histórico para o município e para o estado.
“É um orgulho ver um representante do nosso time mostrando ao mundo o compromisso de Pilar com um desenvolvimento sustentável e com o protagonismo de Alagoas nas pautas globais do meio ambiente e do clima”, destacou a prefeita.
Além das ações ambientais, o secretário apresentará projetos que demonstram o caráter multifacetado do desenvolvimento sustentável de Pilar, como o planejamento turístico, que inclui o teleférico da Lagoa Manguaba e o mirante do Cruzeiro, voltado ao turismo religioso e de contemplação. Ele também destacará as escolas municipais que utilizam alimentos da agricultura familiar na merenda escolar, oferecendo até cinco refeições diárias aos alunos, a Casa da Sopa, a escola bilíngue, os exames médicos zerados, o programa Pilar Seguro, com a Guarda Municipal Armada, e o pioneirismo do licenciamento ambiental online.













