Nesta quarta-feira (2), a Polícia Federal realizou um mandado de busca e apreensão em Arapiraca, durante a Operação Hipertrofia, que investiga a distribuição ilegal de medicamentos sem registro na vigilância sanitária. A ação apura denúncias relacionadas ao envio irregular de anabolizantes por uma transportadora.
A investigação teve início em fevereiro, após uma denúncia sobre o despacho clandestino de esteroides importados. Em uma das diligências, foi apreendida uma remessa que, após perícia, foi confirmada como contendo esteroides anabolizantes com indícios de fabricação clandestina.
Quatro policiais federais participaram da ação, que tem como objetivo identificar a origem dos produtos e localizar outros possíveis envolvidos no esquema investigado. A Polícia Federal segue com as apurações para desarticular a rede.
Os responsáveis pelo esquema podem responder por crimes contra a saúde pública, com penas que variam entre 10 e 15 anos de prisão, além de multas. O nome da operação, Hipertrofia, faz referência ao efeito dos esteroides sobre o corpo, ressaltando os riscos da circulação desses produtos ilegais.