A mais recente pesquisa do Instituto Falpe também analisou a percepção dos eleitores de Maceió em relação a possíveis candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa do estado. O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 13 deste mês, abrangendo todos os bairros da capital alagoana.
Ao todo, dois mil moradores foram entrevistados. A pesquisa possui margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%. Três questões relacionadas ao Legislativo estadual e federal foram apresentadas aos participantes.
Na primeira delas, os entrevistadores listaram doze nomes e perguntaram, de forma estimulada, em qual dos citados o eleitor votaria para deputado federal nas próximas eleições. Para a Câmara Federal, Alfredo Gaspar liderou com 32,5%. Em seguida, fechando os três primeiros, vem Delegado Fábio Costa (18,5) e Rafael Brito (8%).
Na segunda etapa, os pesquisadores utilizaram a abordagem espontânea, ou seja, sem apresentar nomes previamente. Ao serem questionados sobre em quem votariam para deputado estadual se a eleição fosse realizada hoje, a grande maioria, 84,75% dos entrevistados, afirmou não saber ou preferiu não responder.
A pesquisa mostrou uma liderança dividida entre Delegado Leonam e Rose Davino, ambos tendo a intenção de voto de 2,25% dos perguntados. Em seguida aparece Dudu Ronalsa, com 1,25%. Também chama a atenção o empate entre quatro postulantes que vêm em seguida, alcançando 1% dos entrevistados cada: Lelo Maia, Mesaque Padilha, Marcos Barbosa e Flávia Cavalcante.
A terceira pergunta, desta vez de forma estimulada, trouxe uma lista com 29 possíveis candidatos à Assembleia Legislativa. Os perguntados foram convidados a escolher entre os nomes apresentados. Delegado Leonam e Rose Davino aparecem à frente novamente, porém, desta vez, com uma leve diferença: 17,5% e 15,5%, respectivamente. Dudu Ronalsa mais uma vez aparece em sequência, com 5,5% das intenções.