O Departamento de Estado dos Estados Unidos declarou nessa quinta-feira (4) que o governo de Nicolás Maduro realizou um “ato altamente provocativo” ao enviar caças venezuelanos para sobrevoar um navio americano em águas internacionais do Caribe.
Segundo publicação no X, o órgão norte-americano informou que duas aeronaves da Venezuela participaram do sobrevoo sobre o navio dos EUA.
“Duas aeronaves militares do regime de Maduro voaram perto de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais. Este movimento altamente provocativo foi concebido para interferir nas nossas operações anti-narcoterroristas”, disseram os norte-americanos.
No fim de agosto, os Estados Unidos enviaram navios para águas próximas à Venezuela, alegando que a missão seria o combate ao narcotráfico na região. As embarcações, conhecidas como destroyers, estão equipadas com mísseis guiados e têm autoridade para interceptar carregamentos de drogas.
“O cartel que controla a Venezuela é fortemente aconselhado a não prosseguir com qualquer esforço adicional para obstruir, dissuadir ou interferir nas operações de combate ao narcotráfico e ao terrorismo realizadas pelas forças armadas dos EUA”, destacou o Departamento de Estado na publicação feita na quinta-feira.