Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Para evitar ostracismo, Arthur Lira pode optar por outro nome para lhe suceder na presidência da Câmara
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Para evitar ostracismo, Arthur Lira pode optar por outro nome para lhe suceder na presidência da Câmara

    2024-03-28T16:36:32-03:000000003231202403

    O deputado federal Arthur Lira (PP/AL) prefere o colega Elmar Nascimento (União Brasil/BA) para lhe suceder como presidente da Câmara, em fevereiro de 2025, já que não pode concorrer a um terceiro mandato.

    Ocorre que seu preferido não tem muito respaldo junto aos demais parlamentares, o que aparentemente inviabiliza sua candidatura.

    Para evitar cair no ostracismo político quando deixar a presidência da casa, Lira pode ter de aceitar negociações em torno de outro nome, como explica o jornalista Gerson Camarotti, no portal G1:

    “Aliados mais próximos relatam que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), tem enfrentado um dilema sobre sua própria sucessão.

    O consenso no Centrão é que Lira precisa mais do que nunca fazer o próximo presidente da Casa para não repetir o que aconteceu com o seu antecessor, Rodrigo Maia, que foi desidratado quando deixou o comando do Legislativo.

    O grande impasse é que o nome mais próximo de Lira, o deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, enfrenta resistência de vários setores da Câmara. Se insistir na candidatura de Elmar, alertam aliados, Lira corre o risco concreto de ser derrotado.

    Isso porque poderia ter uma aliança dos demais nomes do Centrão em torno de uma candidatura para enfrentar Elmar-Lira. Nesse caso, haveria uma união dos pré-candidatos Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, Antonio Brito (BA), líder do PSD, e Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB.

    Para embaralhar ainda mais o cenário, a direita bolsonarista já cogita lançar uma candidatura que levaria a disputa obrigatoriamente para o segundo turno.

    Diante disso, aliados de Lira já discutem abertamente a construção de um ‘tertius’. Ou seja, um terceiro nome para solucionar o impasse. O líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), tem sido lembrado. Mas corre o risco de um veto do presidente da legenda, Marcos Pereira.

    Nesse caso, já se cogita uma solução dentro do próprio PP: o líder da legenda, deputado Doutor Luizinho (RJ).

    “Tudo o que o Lira mais teme é virar um fantasma como aconteceu com Rodrigo Maia. Por isso, ele sabe que tem que fazer o sucessor”, enfatizou ao blog um interlocutor próximo do presidente da Câmara.”

    Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.