• Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

O desafio de Rafael Brito: tornar-se mais conhecido e aproveitar o confronto direto com JHC

by Política Alagoana
05/07/2024
in Política
Reading Time: 4 mins read
0
O desafio de Rafael Brito: tornar-se mais conhecido e aproveitar o confronto direto com JHC

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Maceió, Rafael Brito (MDB), não tem conseguido decolar nas pesquisas eleitorais (pelo menos até aqui) para forçar um segundo turno na disputa contra o atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), pelo Executivo municipal da capital alagoana. Pode ser que este cenário mude? Sim, pois pesquisa é retrato de momento.

Há espaço para Rafael Brito crescer eleitoralmente em Maceió, desde que consiga se tornar mais conhecido, ter uma identidade própria para além do apoio dos “caciques” emedebistas, o senador Renan Calheiros e o ministro dos Transportes, Renan Filho, e conseguir êxito no confronto direto com o gestor municipal, seja por meio dos guias eleitorais que virão ou nos debates que ocorrerão durante o pleito.

Related posts

Após deportação dos EUA, Moraes concede liberdade a mulher detida pelo 8/1

Após deportação dos EUA, Moraes concede liberdade a mulher detida pelo 8/1

2025-09-15T11:58:19-03:000000001930202509
Dino barra emendas Pix com indícios de fraude em municípios

Dino barra emendas Pix com indícios de fraude em municípios

2025-09-15T11:54:24-03:000000002430202509

Brito precisa – urgentemente – alcançar dois dígitos nas pesquisas para se mostrar viável, caso contrário começará a ser visto apenas como um candidato posto pelo MDB para demarcar terreno em um xadrez político que mira – para além das eleições de agora – em 2026.


A mais recente análise que o parlamentar fez com base em dados da pesquisa espontânea do Paraná Pesquisas, em que fala que é grande o número de indecisos, é um discurso para a plateia. O próprio Rafael Brito sabe, no íntimo, que não há lógica alguma nesse argumento.


O deputado federal do MDB tem a plena consciência da árdua missão que caiu em seu colo. Assim como sabe muito bem que, se fizer uma boa campanha, ainda que perca o pleito se consolida para a sua reeleição á Câmara dos Deputados. Todavia, se sair enfraquecido pode não só lidar com a derrota de agora, mas com problemas no futuro.

É o que ocorreu – por exemplo – com o senador Rodrigo Cunha (Podemos), cujos danos da campanha para o governo do Estado, quando foi derrotado, ecoam até hoje em sua trajetória política, ao ponto dele avaliar a possibilidade de ser vice de JHC em vez de se manter o foco na reeleição ao Senado Federal.

Dentre os desafios que Rafael Brito vai enfrentar, está o fato de ser menos conhecido – na capital alagoana – que JHC, em que pese ter uma biografia marcada pelo fato de ter sido secretário estadual antes de assumir o mandato em Brasília. Sobre esse desafio ainda pensam questões internas com as quais lidam o seu bloco político. Por exemplo, o fato de não ter o PT ao seu lado dificulta a estratégia de tentar polarizar a eleição.

Entre os “palacianos” – bloco de apoio ao governo de Paulo Dantas (MDB) – ainda há quem tente unir PT e MDB, mas, com base nas circunstâncias atuais, é muito difícil que isto ocorra. Não ter o PT, além de não poder contar com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), que é visto como um grande transferidor de votos, é também ter menos tempo de televisão para explorar a imagem de Brito.

Nas redes sociais, como já disse em outro texto neste blog, Rafael Brito tem ajustado o discurso: de um lado reforça às críticas à atual gestão; do outro, busca recuperar sua biografia política mostrando uma ligação com a capital alagoana. O deputado federal mostra uma boa retórica, se posiciona de forma convincente, mas isso ainda é muito pouco.

Em um vídeo, postado pelo jornalista Edivaldo Júnior (em seu blog na Gazetaweb), Rafael Brito diz que espera JHC para os debates. O parlamentar afirma – em outras palavras – que a arena da disputa retórica pode lhe render resultados positivos, pois confrontaria o prefeito com a sua própria gestão (que tem sim pontos negativos, mas também possui os positivos). Brito se posiciona para uma plateia ali presente de forma enfática. Todavia, como é visível, Rafael Brito falou para uma claque, o que serve de ensaio, mas não é “valendo”.

E por qual razão, diante de tudo isso, Brito precisa construir uma identidade que vá além do MDB? Ora, é só busca os resultados históricos do hegemônico ninho emedebista alagoano quando o assunto é Maceió. Até mesmo o senador eleito Renan Filho, que contava com todo o favoritismo da época, saiu derrotado na capital. O seu concorrente, o ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas), obteve mais de 58% dos votos para o Senado Federal em Maceió. Na capital, Renan Filho teve 39,26%, em que pese ter se saído o vitorioso com 59,92%.

O atual deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil) disputou a Prefeitura de Maceió pelo MDB e foi derrotado. Em tempos mais distantes, o mesmo ocorreu com o ex-deputado federal Cícero Almeida (que atualmente se encontra no PDT). 

Claro que os fatores de derrota não se resumem apenas ao MDB, mas este histórico pode dizer muito a Rafael Brito sobre a diferença entre a construção de uma identidade e estar na sombra do calheirismo. Estar no MDB também pode ser um desafio para ele, ainda que o senador Renan Calheiros seja o cacique dos caciques em razão da hegemonia de seu partido no restante do Estado.

Quem também sabe muito sobre a “sombra do calheirismo” é o governador Paulo Dantas (MDB). Não por acaso, o chefe do Executivo estadual tem um partido para chamar de seu: o PSB. Afinal, Dantas quer futuro político, assim como seus colegas “assembleianos legislativos”, mas isso é papo para uma outra postagem…

Por Blog do Vilar

Previous Post

Seletivas: vereador acusa prefeito de liberar emendas só para aliados

Next Post

Disputa pela Prefeitura de Palmeira dos Índios está embolada, a partir da pré-candidatura de Dr. Márcio

Next Post

Disputa pela Prefeitura de Palmeira dos Índios está embolada, a partir da pré-candidatura de Dr. Márcio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Whindersson ironiza apuração sobre contrato de R$ 11 milhões: “A papuda me espera”
  • 99Food anuncia expansão com aporte bilionário no Brasil
  • Esporte e educação que transformam vidas: Alunos e irmãos paratletas de São Miguel dos Campos vêm conquistando títulos
  • Enfim, uma disputa entre Calheiros e Lira em que o povo pode sair ganhando
  • Acordão de Brasília teve pacto de silêncio entre Renan Filho e JHC

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.