O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou seu perfil na plataforma X (antigo Twitter) nesta sexta-feira (3) para criticar a primeira-dama Janja da Silva, baseando-se em dados de uma pesquisa de opinião.
O político citou o levantamento PoderData de setembro deste ano, que indica que 61% dos entrevistados que conhecem Janja a desaprovam (só 23% a aprovam).
Nikolas Ferreira aproveitou o dado para ironizar o uso de recursos públicos por Janja: “Quem diria que gastar dinheiro público com viagens e enxovais luxuosos seria desaprovado pela maioria da população”, escreveu o deputado.
Esta não é a primeira vez que Nikolas critica publicamente a primeira-dama. Em maio deste ano, ele chegou a anunciar que entraria na Justiça contra Janja por falas sobre a regulação das redes sociais. Na ocasião, o deputado acusou a esposa do presidente Lula de tentar “impedir o normal funcionamento do Poder Legislativo”.
A fala de Janja que motivou a reação foi a comparação entre os modelos de regulamentação de plataformas no Brasil e na China, questionando “por que é tão difícil falar sobre isso aqui”.
Além disso, os gastos de Janja com viagens internacionais — tanto com quanto sem o presidente — têm sido um ponto constante de crítica ao governo. Até 19 de setembro, ela havia passado 145 dias fora do Brasil desde 2023.
Janja Cogitou Deixar Brasília
Em meio às críticas, a primeira-dama revelou ao jornal Folha de S.Paulo em setembro ter cogitado deixar Brasília devido à pressão e aos ataques virtuais que recebe.
Janja relatou momentos de fragilidade emocional no segundo semestre de 2024, especialmente após sua viagem à China e seus comentários sobre o conflito em Gaza.
“Teve um momento em que eu quis pegar a minha bolsa e as minhas cachorras e sair, voltar para a minha casa”, afirmou, atribuindo a situação aos ataques virtuais. Ela sugeriu ainda que outras primeiras-damas podem ter enfrentado experiências semelhantes.
*com informações do PoderData