O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (1º) que existe a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitar Cuba ainda em 2025. Segundo ele, a viagem pode ocorrer nos próximos dois meses.
“Eu creio que o presidente Lula queira ir a Cuba ainda este ano. A impressão que eu tenho é que ele deve voltar a Cuba ainda este ano”, disse o ministro em entrevista exclusiva.
Teixeira retornou recentemente de uma viagem ao país caribenho, onde tratou de temas ligados à segurança alimentar. De acordo com ele, a missão funcionou como intercâmbio de programas desenvolvidos no Brasil, em parceria com a pasta do Desenvolvimento Social, comandada por Wellington Dias.
Entre as iniciativas discutidas estão o Cadastro Único (CadÚnico), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), projetos de alimentação escolar, quintais produtivos e parcerias com a Embrapa para definição de sementes adaptadas à produção local.
“O Brasil tem boas políticas públicas. Fomos a Cuba apresentar experiências como a aquisição de alimentos, que garante preços de mercado aos agricultores e pode direcionar produtos para áreas em situação de insegurança alimentar”, explicou.
Questionado sobre possíveis sanções dos Estados Unidos em razão da aproximação com Cuba — após o episódio em que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve restrições em seu visto devido ao programa Mais Médicos —, Teixeira disse não temer retaliações.
“Se eu estivesse fazendo alguma coisa errada, estaria preocupado. Mas quando, em nome do seu país, você tenta ajudar agricultores a produzir alimentos para superar a insegurança alimentar, não há por que temer medidas de retaliação”, afirmou.