prev
next
  • Email
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Login
Política Alagoana
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Municípios
  • Turismo
No Result
View All Result
Política Alagoana
No Result
View All Result

Mais de 500 pessoas estão na fila de transplantes de órgãos, em Alagoas

by Política Alagoana
24/08/2023
in Notícias
Reading Time: 4 mins read
0
Mais de 500 pessoas estão na fila de transplantes de órgãos, em Alagoas

O tema da doação de órgãos ganhou destaque após a notícia de que o apresentador Faustão está aguardando um transplante de coração. O Hospital HCor, em São Paulo, conhecido por sua expertise no tratamento de doenças cardíacas, estima que Faustão terá que esperar de dois a três meses por um órgão compatível.

Em Alagoas, duas pessoas estão na fila para transplante de coração. No entanto, quando observado o total [envolvendo outros órgãos], mais de 500 pessoas estão na fila por um transplante desde o início deste ano, de acordo com dados da Central de Transplantes do estado. Esse número representa 9% a mais em comparação com os registros de todo o ano de 2022.

Related posts

Meteorologista alerta que Alagoas enfrenta fenômeno climático severo com fortes chuvas

Meteorologista alerta que Alagoas enfrenta fenômeno climático severo com fortes chuvas

2025-05-21T15:45:00-03:000000000031202505
Prefeito Geo Cruz garante novos investimentos para Ibateguara durante agenda em Brasília

Prefeito Geo Cruz garante novos investimentos para Ibateguara durante agenda em Brasília

2025-05-21T15:25:00-03:000000000031202505

A espera pelo transplante de córnea lidera os registros da fila no estado, com 453 pessoas aguardando pelo órgão, seguido dos transplantes de rim, com 48, e de fígado, com 6, segundo dados deste ano da Central de Transplantes.

Ainda conforme informações da Central, comparando o primeiro semestre de 2022 com o de 2023, foram realizados 18 transplantes a menos de um ano para o outro, o que representa uma redução de 35% no número de procedimentos realizados.

Possibilidade de entrar na fila é maior do que ser doador

Ao CadaMinuto, a coordenadora da Central de Transplantes de Órgãos de Alagoas, Daniela Ramos, enfatizou a necessidade de falar sobre o assunto com a população e elencou as principais dificuldades da Central em relação à demanda e à disponibilidade de órgãos. Ela explica que ainda existem muitas notificações incorretas de mortes encefálicas por parte dos hospitais, o que dificulta o processo.

“Para acontecer transplante de órgãos e tecidos, precisa ter, além da doação autorizada pela família, a notificação dos hospitais sobre a morte encefálica à Central de Transplantes, pois o aviso é compulsório, no entanto, ainda existem muitas subnotificações”, revela a coordenadora.

Ainda de acordo com Daniela, é necessário que as pessoas conversem com seus familiares sobre a intenção de serem doadores. “É preciso entender que a possibilidade de entrar numa fila de transplantes é maior do que a de ser um doador, por isso, precisamos falar sobre e esclarecer todas as dúvidas a respeito do assunto”.

Objetivo é esclarecer dúvidas e tabus

O Hospital Geral do Estado (HGE) agora conta com uma nova sala exclusiva para busca de doadores de órgãos. A sala funciona 24h, com atendimento exclusivo para o acolhimento de familiares em possível doação de órgãos.

A coordenadora de enfermagem da Organização de Procura de Órgãos (OPO), do HGE, Eleonora Carvalho, reforçou que a falta de informação é um dos principais empecilhos na busca por doadores.

Segundo a enfermeira, “a sala tem uma localização privilegiada” para ficar próximo às áreas críticas e facilitar a visita da equipe aos setores e grupos assistências.

Ela afirma que o “objetivo é conseguir o melhor acolhimento a essas famílias, podendo esclarecer dúvidas e tabus e, assim, aumentar os índices de doações de órgãos e tecidos”.

A coordenadora argumenta que famílias com melhor acesso à informações e a um espaço para esclarecer suas dúvidas durante o processo, têm maiores chances de aceitar uma doação. Para ela, um maior acolhimento, salvará mais vidas.

“Em caso de morte encefálica, as famílias são acolhidas desde o momento da suspeita do diagnóstico, o que ajuda a entender todo o processo. Com a confirmação da morte encefálica, a família já tem um vínculo com a equipe e, assim, mais espaço para esclarecimentos e uma tomada de decisão mais consciente”, elucida a profissional em relação à atuação da equipe da OPO.

Eleonora conta que a noção equivocada das famílias a respeito de como ficará o corpo após a doação é um dos principais fatores que dificulta a busca por doadores. Segundo ela, os familiares imaginam que o corpo vai ficar deformado para o velório.

“Nestes casos, esclarecemos que, na verdade, o corpo será recomposto e o velório poderá ser realizado da mesma forma que acontece nos casos de um não doador”.

Ainda de acordo com a enfermeira, outra dificuldade é a falta de diálogo sobre o assunto nas famílias. Assim, no momento da decisão, o desconhecimento sobre o desejo do doador sobre a doação de órgãos, acaba sendo um grande complicador.

Como se tornar doador?

Segundo a legislação vigente, a lei 10.211 de 23 de março de 2001, não é necessário deixar nada por escrito para se tornar doador, basta apenas comunicar o desejo à família, que autorizará o procedimento.

Podem ser doadores os cidadãos com idade acima ou igual a dois anos e abaixo de 80, conforme autorização de um parente de primeiro grau, como irmão, cônjuge e pai ou mãe. Além disso, é necessária a presença de duas testemunhas para a autorização.

Os órgãos ou tecidos são direcionados a possíveis receptores mediante a lista de espera regulada pelo Sistema Nacional de Transplantes e de acordo com critérios de urgência, tempo de espera e compatibilidade.
Fonte – Cada Minuto

Previous Post

Alagoas conquista mais 5 voos extras semanais

Next Post

Lula e Arthur Lira tem reuniões discretas sobre reforma ministerial

Next Post
Lula e Arthur Lira tem reuniões discretas sobre reforma ministerial

Lula e Arthur Lira tem reuniões discretas sobre reforma ministerial

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Postagens Recentes

  • Meteorologista alerta que Alagoas enfrenta fenômeno climático severo com fortes chuvas
  • Prefeito Geo Cruz garante novos investimentos para Ibateguara durante agenda em Brasília
  • Chuvas em Maceió devem continuar até sábado (24), alerta Defesa Civil
  • Praia do Francês se torna a primeira Reserva Nacional de Surf do Nordeste com apoio da Ufal
  • Prefeito Jorge Dantas participa da Marcha a Brasília e reforça defesa de investimentos para Pão de Açúcar

Arquivos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Blog
  • Contato
  • Enquetes
  • Home
  • Home 2
  • Sobre

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.