Uma operação da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) resultou na apreensão de um grande volume de produtos de limpeza clandestinos na capital. Ao todo, 5.176 litros de saneantes foram recolhidos de uma distribuidora localizada no bairro do Canaã, na última terça-feira (8).
Durante a ação, os fiscais encontraram diversas irregularidades: o estabelecimento não possuía alvará sanitário, nem controle de pragas, e funcionava sem responsável técnico. Além disso, vários produtos estavam com validade vencida e nenhum deles tinha registro na Anvisa.
Entre os itens apreendidos estavam cloro, água sanitária, desinfetante, sabão líquido, polidor de alumínio e detergente, todos sem garantia de segurança para uso pela população.
“Os produtos recolhidos foram polidor de alumínio, cloro, água sanitária, sabão líquido, desinfetante e detergente. Além do recolhimento, autuamos o estabelecimento, que por sua vez deverá responder a processo administrativo, onde a penalidade inclui multa no valor de R$180 a R$38 mil, no caso de reincidência de infração”, informou Airton Santos, chefe especial da Visa.
A fiscalização teve como objetivo impedir que os produtos fossem distribuídos de forma irregular e sem controle de qualidade, o que representa risco direto à saúde pública.
A população pode colaborar com o trabalho da Vigilância denunciando estabelecimentos fora das normas sanitárias. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia. O sigilo do denunciante é garantido.