Serviço essencial busca evitar transbordamentos e minimizar impactos das chuvas

A limpeza de canais, realizada diariamente pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), retirou mais de 1.500 toneladas de resíduos em grotas e córregos de Maceió apenas no mês de janeiro. O trabalho, fundamental para garantir o escoamento das águas pluviais, ganha reforço neste início de ano, preparando a cidade para o período chuvoso, que se intensifica entre março e abril.
Com a utilização de máquinas e equipes especializadas, os agentes coletam resíduos recicláveis, materiais orgânicos e barro, garantindo que os canais continuem cumprindo sua função. De acordo com o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, a ação é essencial para evitar alagamentos e minimizar transtornos para a população.
“É um serviço de extrema importância para que não haja transbordamentos durante o período chuvoso. Além disso, removemos resíduos descartados de forma irregular, evitando impactos ambientais e garantindo mais qualidade de vida para a cidade”, destacou Teófilo.
Números expressivos e impacto ambiental
A limpeza dos canais tem sido uma das prioridades da gestão municipal. Em 2024, foram retiradas mais de 6 mil toneladas de detritos, e ao longo dos quatro anos da primeira gestão do prefeito JHC, o acumulado já ultrapassa 22 mil toneladas de resíduos removidos dos córregos atendidos pelo serviço.
Além de evitar enchentes e deslizamentos, a limpeza também contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a poluição dos rios e garantindo que os resíduos tenham a destinação correta.
A população também pode colaborar evitando o descarte irregular de lixo em canais e córregos, contribuindo para uma cidade mais limpa e preparada para enfrentar o período chuvoso.