Em viagem à Malásia, chefe do Executivo recebe homenagens de líderes mundiais e agradece celebrações nas redes sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 80 anos nesta segunda-feira (27) e se tornou o primeiro presidente octogenário da história do Brasil a exercer o cargo. Nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), Lula cumpre seu terceiro mandato à frente do Executivo, após governar o país entre 2003 e 2010.
Com a marca, o atual chefe do Planalto supera o recorde do ex-presidente Michel Temer, que deixou o cargo aos 78 anos, em 2018. Antes deles, Getúlio Vargas havia sido o presidente mais velho no exercício do mandato, morrendo aos 72 anos em 1954. Já o mais jovem foi Fernando Collor de Mello, que assumiu aos 43 anos e deixou o cargo após impeachment em 1992.
Celebração na Ásia
Lula comemorou o aniversário durante viagem oficial à Ásia. Na Malásia, foi homenageado com um jantar de gala e bolo oferecido pelo primeiro-ministro local, Anwar Ibrahim.
Durante coletiva de imprensa, o presidente afirmou estar vivendo “o melhor momento” da vida:
“Estou completando 80 anos no melhor momento da minha vida. Nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Espero chegar aos 120. A partir de hoje, faltam só 40”, brincou.
Nas redes sociais, o presidente agradeceu as homenagens recebidas em Kuala Lumpur, capital malaia.
“Finalizo o dia entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão”, publicou.
Lula também mencionou que espera reencontrar os líderes estrangeiros no Brasil durante a COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).
Felicitações de líderes mundiais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou felicitações públicas a Lula. Em conversa com jornalistas no Air Force One, a caminho do Japão, Trump afirmou ter ficado “impressionado com a vitalidade” do brasileiro e desejou feliz aniversário.
Na chegada à 20ª Cúpula da Ásia no Leste, Lula também recebeu cumprimentos do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que brincou dizendo que o colega “está fazendo apenas 25 anos”.
No Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a data como símbolo da vitalidade da democracia. Outros ministros, como Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência), Camilo Santana (Educação) e Carlos Fávaro (Agricultura), também celebraram a data. O prefeito do Recife, João Campos, escreveu nas redes que Lula é “um dos maiores líderes mundiais, com uma história incrível e uma luta incansável pelo povo brasileiro”.
Compromissos oficiais
Lula segue na Malásia até esta terça-feira (28), acompanhado de comitiva ministerial. A agenda inclui a participação na 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O objetivo da visita é ampliar parcerias comerciais e tecnológicas com países da região, especialmente nos setores de energia, ciência, inovação e investimentos.













