O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi orientado a indicar um nome com perfil “firme” e “moderado” para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A recomendação foi feita por ministros da própria Corte, durante uma reunião recente com o chefe do Executivo.
De acordo com a apuração da CNN Brasil, participaram do encontro os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Segundo relatos, Lula ouviu mais do que falou durante a conversa e concordou com o perfil sugerido pelos magistrados.
Atualmente, o principal cotado para a indicação é o advogado-geral da União, Jorge Messias, nome de confiança do presidente. No entanto, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, também é visto com bons olhos por membros do STF e tem apoio dentro da Corte.
Antes de anunciar oficialmente o nome escolhido, Lula deve se encontrar com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, responsável por conduzir a sabatina do indicado. A expectativa é de que o anúncio ocorra até a próxima semana, com a sabatina no Senado prevista ainda para o mês de novembro.