O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou as manifestações realizadas neste domingo (21) contra a PEC da Blindagem e o projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro como um movimento comparável às Diretas Já, que marcaram a luta pela redemocratização nos anos 1980.
Em publicação nas redes sociais, Lula elogiou a participação de artistas e da população. “Quero saudar todos os artistas que se uniram a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia”, escreveu.
O petista destacou ainda o simbolismo da mobilização. “Isso nos lembra os anos 1970, quando o povo clamava por liberdade, e as Diretas Já, quando todos se uniram pelo direito de votar para presidente. Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia”, comparou.
A PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara, estabelece que parlamentares só possam ser investigados ou presos com aval de seus pares. Já o PL da Anistia discute a redução de penas ou perdão para participantes dos atos golpistas de 2023.
Na avaliação do relator da PEC no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), os protestos representam um recado claro ao Congresso. “As manifestações colaboram não para ameaçar, mas para alertar. Muitos deputados gravaram vídeos de arrependimento dizendo que não entenderam o conteúdo. Depois de manifestações desse porte, não há como usar essa desculpa. É obrigação saber o que está votando”, disse ao Metrópoles.